segunda-feira, 14 de março de 2011

Vcs conhecem a história do café?

Claro que sim né? Mas vou falar um pouquinho sobre..mas sobre o Café Espresso!
A primeira máquina de café expresso foi apresentada pela primeira vez ao mundo em meados de 1901, patenteada pelo Sr. Luigi Bezzera, um equipamento rudimentar que continha dois imensos grupos operados a vapor gigante, chamou seu modelo Tipo Gigante. Nos primeiros anos, pouco sucesso obteve de mercado.
A patente no entanto em 1905 foi vendida ao Sr. Desidero Pavoni que trouxe ao mercado um novo modelo de máquina de café expresso chamado Ideale.
Nessa época também o Sr. Teresio Arduino, funda sua companhia chamada Victoria Arduino, juntos começaram então a espalhar toda a cultura do expresso na Itália.
A máquina moderna conhecida nos dias de hoje no entanto somente chegará ao mercado em 1946 ou 1947 com o final da segunda guerra mundial, quando a antiga fábrica da família Gaggia (não mais existente, somente a marca hoje continua a ser explorada comercialmente) introduziu no mercado o modelo Gaggia Crema Caffe, a primeira com capacidade de produzir água pressurizada (7 bar ou mais) com uma alavanca, passando água por uma camada de café, um produto fácil e barato o bastante para o uso comercial normal.
Olha como ela era que bonitinha....mas hj temos de vários tipos, tamanhos, cores e funcionalidades!!
A que tem na Feito Por Mim - Barbacena é uma simples mas super boa que atendem perfeitamente pra gente, mesmo ela dando pra fazer só um café.

Falando nisso me deu uma vontade de tomar um Capuccino Feito Por Mim! Venha correndo me acompanhar!!

5 comentários:

  1. Onde ficam as lojas da Feito por Mim....??? Costumamos passear em MG.

    ResponderExcluir
  2. Silvia, as nossas lojas ficam em Barbacena no BQ shopping e em Belo Horizonte no shopping 5 avenida na savassi. Venha nos visitar!

    ResponderExcluir
  3. Café vai bem a toda hora, e um capuccino bem feito é irresistível!

    ResponderExcluir
  4. Café "Espresso" ou "Expresso"?

    De tempos para cá, algumas cafeterias têm apresentado em seu cardápio a palavra espresso no lugar de expresso. Erro de ortografia? Não. A palavra espresso, usada na Europa, vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino que, em português, deu origem a espremer. Não há registro de espresso nos dicionários de língua portuguesa. Então, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso? Expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em porutuguês), feito sob pressão. Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como petit gâuteau, que é francês. E está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido (ou espresso) na máquina fica pronto entre 15 e 20 segundos, rápido e, portanto, expresso.

    ResponderExcluir
  5. Adorei ler a materia muito interessante. Adoro tb frequentar a chocolateria. Bjs Dea

    ResponderExcluir